Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

A IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL

 


A higienização dos reservatórios de água potável garante a limpeza do recipiente  que podem ser reservatório alvenaria/ fibra/ metálico e no modelo elevado, cisterna e etc., porém, não garante a qualidade da água que abastece o reservatório. A higienização do reservatório é de extrema importância e não pode ser ignorada essa necessidade e obrigatoriedade.


A responsabilidade pela qualidade da água quando vem de uma administração pública municipal ou estadual (exemplo SABESP), cabe a mesma garantir a qualidade da mesma, porém os reservatórios muitas vezes são abastecidos por água própria de poço (caipira, semi artesiano, artesiano) ou através de água vinda com caminhão pipa de empresas particulares, desta forma, a garantia da qualidade da água será da empresa detentora do poço ou da empresa abastecedora.



 


Quando se tem o próprio poço, o ideal é realizar uma análise físico química e microbiológica dessa água para a constatação da composição da mesma a fim de determinar o filtro que deverá ser instalado para a descontaminação da mesma, sendo assim, o consumo dessa água será seguro. Se a água é adquirida de empresas privadas que fazem abastecimento de água, é importante cobrar dos mesmos essa análises e laudos obrigatórios que comprovam a potabilidade da água.


Esses metais tem:



  • Capacidade de formar saisque, em solução aquosa, dissolvem-se e colorem a água;

  • Capacidade de formar sulfetos e hidróxidosinsolúveis em água;


 



  • Fácil absorção por um organismo vivo;

  • Nível de toxicidade alto para o ser vivo, principalmente se estiver na forma catiônica e associado a cadeias carbônicas


Os metais pesados mais comuns são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmiomercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.



  • Oefeitos tóxicosque o acúmulo de metais pesados pode gerar no organismo são:
     

  • Anúria (supressão da urina);

  • Diarreia sanguinolenta;

  • Podem afetar vários órgãos, alterando os processos bioquímicos, organelas e membranas celulares;

  • Aumento da pressão arterial;

  • Aborto;

  • Problemas de visão;

  • Problemas de memória;

  • Cólica;

  • Fraqueza muscular.


 


Mesmo após todos esses cuidados, a importância da higienização do reservatório, antes opcional, porém a partir do ANEXO XX DA PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 5 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DE 03 DE OUTUBRO DE 2017, a higienização do reservatório, antes opcional, passou a ser obrigatória e com uma periodicidade máxima de 6 (seis) meses para a realização.


Existem algumas normas específicas para alguns setores, como pro exemplo, em área de fabricação/manipulação de alimentos, tais como:


“De acordo com o Art. 68, a higienização do reservatório deve ser executada conforme métodos recomendados por instituições qualificadas, e realizada a cada 6 meses, ou na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água, tais como queda de animais, sujeira, enchentes, entre outros.”


A higienização dos reservatórios tem a função de remoção de colônias de bactérias que formam biofilmes nas paredes devido a deposição de partículas e incrustações nas paredes internas dos reservatórios e consequentemente contaminam a água, sendo assim, deixará de atender as normas de potabilidade. Isso ocorre devido à variação da qualidade do manancial de onde a água fornecida é retirada. Outras causas da variabilidade são as formas de tratamento, a sazonalidade e o processo de distribuição.


Realizar a higienização dos reservatórios, não se trata apenas de cumprir uma legislação, mas sim, uma condição de responsabilidade.


Salientamos que o serviço de higienização dos reservatórios d’água deverão ser realizados por empresas e com equipes qualificadas e com os treinamentos/certificações necessárias, dentre eles: NR 35 – Trabalho em Altura, NR 33 – Trabalho em Espaço Confinado, Resgate para trabalho em Altura e Espaço Confinado, entre outros. É necessário também que a equipe possua o EPC – Equipamento de Proteção Coletiva, Medidor de Gases, Ar Autônomo, Rádio de Comunicação e etc.


Para a realização deste trabalho a equipe deverá ser composta pelos seguintes funcionários:



  • Supervisor de Entrada – encarregado em fazer a Análise Preliminar de Riscos (APR), abrir a Permissão de Entrada de Trabalho – PET, entre outras atividades durante a realização dos serviços.

  • Vigia – encarregado de ficar na ponta do reservatório e quem dará todo o suporte ao Agente Mantenedor; ficará em comunicação com o mesmo e verificando a necessidade de envio de equipamento de proteção e/ou retirada do Agente Mantenedor de dentro do reservatório.

  • Agente Mantenedor – encarregado de adentrar o reservatório e realizar a limpeza propriamente dita, tal como, esfregar as paredes internas para remoção dos biofilmes e etc., retirada de barro e/ou outra sujidade do fundo do reservatório e etc., a fim de que o mesmo fique apto a ser reabastecido.


 


Vimos aqui, que a higienização de reservatórios é um trabalho essencial, porém, deverá ser realizado por profissionais capacitados, evitando assim acidentes, que muitas vezes pode levar a pessoa ao óbito.


 Capacitar os profissionais é mais do que obrigatório, é questão de segurança para quem executa o trabalho e para o cliente que recebe o serviço.


 Cabe aqui lembrar que a higienização dos reservatórios residenciais, mesmo que sejam de penas capacidades (exemplo 1m³), é de extrema importância a higienização periódica.


 Alguns munícipios possuem legislação própria em relação a limpeza de reservatório de água, verifica se o seu município possui e siga as orientações do mesmo.


 A APRAG - Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas oferece cursos de capacitação para o trabalho de Agente Mantenedor, consulte em nosso site quando teremos o próximo, se inscreva e sucesso.


  


Nelly Carretero de Tate


Diretora Técnica e Comercial


DDL Controle de Pragas Ltda


Responsável Técnica – CRQ 04241352


Gestora Ambiental


e-mail: nelly@ddlempresasinteligentes.com.br


 

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS