Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Percevejos de Cama: Quem São?

                       O percevejo de cama é um inseto pequeno, com cor acastanhada, formato oval e que podem se alimentar tanto de sangue humano como de animais, dependendo da espécie. Possuem hábito noturno e normalmente se escondem em frestas e colchões (normalmente nas bordas, nas costuras). As espécies que normalmente afetam os humanos são Cimex lectularius e a Cimex hemipterus. Locais que recebem inúmeras pessoas, com grande rotatividade, tais como abrigos, hotéis, transportes públicos, teatros e cinemas por exemplo, são mais sujeitos a ocorrências com esses animais. Os ovos desse inseto, normalmente, eclodem após 4 a 10 dias, dependendo de condições ambientais relacionadas a temperatura e umidade. Possuem hábito gregário e por isso é muito comum encontrarmos diversos indivíduos no mesmo ponto. São animais resistentes, sobrevivendo a temperaturas que vão de -10ºC até 45ºC e por isso, os tratamentos térmicos devem ser abaixo ou superior a essas temperaturas mínimas e máximas. O controle destes insetos é complexo e por isso deve ser realizada somente por uma empresa controladora de pragas qualificada e responsável.


 



Foto: Cimex lectularius (esquerda) e Cimex hemipterus (direita). Foto de Kevin Escandón. Diponível em: https://www.researchgate.net/figure/Habitus-of-C-lectularius-left-and-C-hemipterus-right_fig1_275061067


           


Apesar de os percevejos de cama serem suspeitos de transmitir doenças, nenhum estudo ou relatório realmente confirmou isso. Entretanto, ao picar as pessoas e animais, causam um certo desconforto e diversas reações alérgicas, por isso muitas pessoas procuram a rede médica e hospitalar.


            Para evitar o percevejo de cama, algumas medidas devem ser tomadas, tais como:


- Ao chegar em uma acomodação publica ou privada, verifique as costuras dos colchão, cabeceira da cama e também as capas em relação a presença de percevejos ou manchas de sangue.


- Ao viajar para algum local, desfaça a mala em um ambiente onde haja apenas revestimento do piso e paredes em material liso e lavável, tal como área de serviço ou então no lado externo da residência, para evitar de levar algum indivíduo para o interior da residência ou quarto.


- Lave as roupas em água quente, acima de 45ºC para evitar que haja a sobrevivência a insetos.


- Realize a aspiração constante do local e de bagagens, fazendo a eliminação de todo o resíduo do recipiente do aspirador, logo após o processo.


            Estas são algumas dicas e lembre-se, a empresa controladora de pragas deve ter pessoas qualificadas que conheçam a biologia do inseto sinantrópico nocivo alvo para que consiga realizar inspeções adequadas e consequentemente conseguir realizar o controle do animal.


 


 


Por Uiara Caromano Treviso


Eng. Agrônoma e Bióloga


Responsável técnica da Biobrasil Soluções Ambientais

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS