Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Os cuidados na hora de comprar produtos domissanitários

 


São produtos, que pela sua composição, podem causar acidentes e danos à saúde das pessoas e animais apresentando diversos graus de toxidade, caso não sejam utilizados conforme as instruções do rótulo e/ou Ficha Técnica.


Para adquirir esses produtos, ficar atento algumas questões básicas, poderá evitar ou minimizar danos. Segue algumas orientações na hora da escolha e compra destes produtos, verifique o rótulo, pois nele deve conter:



  • a data de fabricação, número do lote e a validade.

  • o número do Registro no Ministério da Saúde

  • o nome do Responsável Técnico e seu respectivo registro no Conselho Regional da sua classe • instruções de armazenamento e manipulação • instruções em caso de acidentes

  • dados do fabricante e telefone de contato


Após a verificação de todas as informações de segurança, a escolha dos produtos será livre e uma dica é verificar o custo/benefício de cada produto, ou seja, a quantidade necessária para preparação da calda e o custo que representará em cada bomba; bem como, qual a praga alvo, o local da aplicação, o melhor equipamento a ser utilizado e etc. Outra observação é saber se tem alguém muito alérgico, alguns princípios ativos são mais irritantes para essas pessoas, principalmente os do grupo químico dos piretróides.


Infelizmente, sabemos que em nosso mercado, existe a fabricação de muitos produtos clandestinos, ou seja, não obedecem a nenhum critério de segurança e de legislação, são atrativos devido os custos baixos, mas são potencialmente perigosos para quem armazena/manipula/aplica e para o cliente. Não caia em tentação, os danos podem ser irreversíveis para quem aplica e para o cliente.


Siga as orientações da ANVISA e sucesso nos negócios.


Veja o que diz a ANVISA


Registro de produtos


O registro é o ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária, e sua concessão é dada pela Anvisa. É um controle feito antes da comercialização, sendo utilizado no caso de produtos que possam apresentar eventuais riscos à saúde. Para que os produtos sujeitos à vigilância sanitária sejam registrados, é necessário atender aos critérios estabelecidos na legislação e à regulamentação específica da Agência. Tais critérios visam minimizar eventuais riscos associados ao produto. Cabe à empresa fabricante ou importadora a responsabilidade pela qualidade e pela segurança dos produtos registrados junto à Anvisa. A RDC 59/2010 dispõe sobre os procedimentos e requisitos técnicos para a notificação e o registro de produtos saneantes e dá outras providências.


Orientações ao consumidor


A Anvisa lembra que produtos sem registro na Agência não oferecem a garantia de eficácia, segurança e qualidade exigida para produtos sob vigilância sanitária. Sem esses requisitos mínimos, os produtos irregulares representam um alto risco de dano e ameaça à saúde das pessoas. Assim, são considerados irregulares e a Anvisa não recomenda sua utilização.


Denuncie


No caso de confirmação de um produto irregular ou falsificado, informe à Anvisa por meio de denúncia à Ouvidoria (ouvidori@tende) ou de ligação para a Central de Atendimento (0800 642 9782). Forneça todas as informações disponíveis, incluindo o nome do produto e do fabricante e o local de aquisição da mercadoria, bem como, se possível, uma amostra do produto para que as ações cabíveis sejam adotadas.


Nelly Carretero de Tate


Diretora Técnica e Comercial Gestora Ambiental


Responsável Técnica CRQ IV Região 04271352

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS